São Pedro Canísio Santo do dia 21 de Dezembro

São Pedro Kanis, Canísio na forma latinizada do seu sobrenome, uma figura muito importante no século XVI . Foi um teólogo jesuíta holandês, declarado Doutor da Igreja, chamado “o segundo evangelizador da Alemanha” depois de São Bonifácio, bem como “martelo dos hereges”, porque criticava os erros dos protestantes com clareza e eloquência.

Do mesmo modo, é venerado como um dos criadores da imprensa católica e o primeiro de muitos escritores prestigiosos da Companhia de Jesus.

Após realizar alguns exercícios espirituais com São Pedro Favro, que era companheiro de Santo Inácio de Loyola, entusiasmou-se pela vida religiosa e prometeu a Deus se tornar jesuíta.

Foi admitido na comunidade e passou os primeiros anos de religioso em Colônia, Alemanha, dedicado à oração, ao estudo, à meditação e à ajuda aos pobres. Foi muito caritativo e amável com as pessoas que discutiam com ele, mas incisivo com os erros dos protestantes. No ano seguinte, como teólogo do Bispo de Augusta, o Cardeal Otto Truchsess von Waldburg, esteve presente no Concílio de Trento.

Pedro Canísio tinha uma qualidade especial para resumir os ensinamentos dos grandes teólogos e apresenta-los de modo simples para que o povo pudesse entender. Conseguiu redigir dois Catecismos, um resumido e outro explicado. Esses dois livros foram traduzidos a 24 idiomas e, na Alemanha, propagaram-se por todo o país.

Nos 30 anos de seu incansável trabalho de missionário, percorreu 30 mil quilômetros pela Alemanha, Áustria, Holanda e Itália. Parecia incansável e, a quem lhe recomendava descansar um pouco, respondia: “Descansaremos no céu”.

Diretor de Congregação Mariana, incentivou e fundou inúmeras Congregações Marianas, fundou colégios católicos em muitas cidades da Alemanha, para formar religiosamente os alunos. Além disso, ajudou a estabelecer vários seminários para a formação dos futuros sacerdotes no país.

Faleceu em Friburgo, em 21 de dezembro de 1597, depois de ter uma visão da Virgem Maria. O Papa Pio XI, depois de canoniza-lo, o declarou Doutor da Igreja, em 1925.

Fontes:

https://www.acidigital.com/noticias/hoje-e-celebrado-sao-pedro-canisio-doutor-da-igreja-49945

Rodrigo Muniz

Congregação Mariana Nossa Senhora de Fátima e São João Paulo II

Ilha do Governador – RJ


Atendimento VEJA +

Sede: Praça Dr.Benedito Meireles, n°13 - Apt. 53 - Aparecida - SP Filial para correspondências: Rua Visconde de Inhaúma, n°134 - Salas: 316/317. Centro - Rio de Janeiro - RJ CEP: 20091-007 contato através do telefone 21 2263-3506 ou e-mail: contato@cncmb.org.br

Publicações VEJA +
Enquete