Santa Vicenta Gerosa

Congregada na Paróquia de Lovere-Bergamo, na Região da Lombardia, Itália.

Reservada e tímida, ela passou alguns anos de sua infância no balcão da loja da família, já que não podia estudar devido à sua saúde precária. Já neste momento, sua modéstia a fez viver uma espiritualidade simples e comum, composta de participar diariamente da missa.

Os anos que se seguiram à invasão napoleônica da Itália marcaram profundamente sua vida, tanto pelas dificuldades econômicas, como pela morte de seu pai, sua irmã Francesca e finalmente, em 1814, da mãe. Apesar disso, Vicenta, com um coração corajoso, aceitou esses eventos como vontade de Deus e sofreu no silêncio de seu coração. Com a constância da oração, engajou-se na paróquia e organizou um oratório de mulheres com reuniões. Vicenta foi congregada mariana na Paróquia de Lovere-Bergamo, na Região da Lombardia, Itália.

Com Bartolomea Capitanio, uma amiga conhecida em 1824, ela deu vida, sem hesitação, a uma fundação religiosa regular para ajudar as pessoas nas condições mais miseráveis ​​e, acima de tudo, para a educação das meninas; o instituto, sediado na Casa de Gaia, e assumiu o governo das Filhas da Caridade de Antida Thouret.

A fundadora morreu prematuramente e Vicenza teve que  voltar para sua vida doméstica, mas estimulado por seu pai espiritual, Angelo Bosio, ela concordou em continuar o seu trabalho. que foi aprovado por Gregório XVI em 1840.

Vicenta Geroza é sozinha, sem educação, ela se sente quase velha, ela gostaria de deixar tudo … Mas ela permanece, em vez disso. Não resignada: determinada: saúda as primeiras moças e por sete anos a pequena comunidade segue o governo das Irmãs de Santa Maria Antida Thouret, até que em 1840 chega o reconhecimento pontifício, e as Irmãs de Maria Bambina canonicamente ganham vida, com as regras escritas por Bartolomea Capitanio . O cardeal arcebispo Gaysruk (Alta Aristocracia Austríaca) gostaria de tornar a instituição diocesana. Mas a irmã Vicenza também resiste a ele: eles nasceram em Lovere, e Lovere deve ser a casa deles, com suas regras. Quando ela morreu, eram, ao todo, 171 irmãs. No início do terceiro milênio haverá cerca de cinco mil e duzentos. No ano sagrado de 1950, o papa Pio XII canonizou juntas Bartolomea Capitanio e Vicenta Gerosa.

O corpo é encontrado no santuário das Irmãs da Caridade – chamado de Maria Bambina – em Lovere.

Sua festa litúrgica é 28 de junho, enquanto a Congregação das Irmãs de Maria Menor e as dioceses de Brescia, Bérgamo e Milão lembram-se disso em 18 de maio.

Santa Vicenta Gerosa, Congregada Mariana, rogai por nós.

Rodrigo Muniz
Congregação  Mariana Nossa Senhora de Fátima e São João Paulo II
Ilha do Governador – RJ