Projeto de Formação – CNCMB 2020 – 2026
Conheça a proposta formativa da Confederação Nacional para o período de 2020 a 2026 e coloque em prática na sua Congregação
Vivemos em uma época onde toda e qualquer informação nos chega em tempo real por meios eletrônicos. O problema é como essas informações são utilizadas para formar os novos membros das nossas CC.MM. e JAMs, pois, estamos vivendo um momento único de expansão em todas as regiões do Brasil.
Nossa intenção é contribuirmos para a unidade, com uma proposta de unificação também dos estudos dentro de cada Congregação.
Para cada nova C.M. formada e para cada novo grupo de jovens iniciado, é preciso certificar-se que os ingressantes passaram por um sólido processo de catequese. Não é concebível que uma pessoa esteja como ouvinte em nossas reuniões durante um ano e nunca tenha ouvido falar sobre os 10 mandamentos, sobre os 7 sacramentos, sobre os apóstolos, os dogmas, as cartas e encíclicas papais, a Bíblia e a importância da Igreja na vida das pessoas.
SOBRE O TEMPO ENTRE ESTÁGIOS
Um ano como ouvinte e um ano como aspirante em Congregações de reunião mensal é o que se espera de vivência entre aqueles que, só depois de receberem a formação adequada, poderão receber a fita “larga” da consagração definitiva. Este tempo mínimo que se espera do participante ativo para que ele tenha aprendido os conceitos básicos de uma C. M. e adquirido uma noção clara do que isso significa.
NÃO PODEMOS SAIR POR AÍ PENDURANDO FITA NAS PESSOAS Principalmente entre os participantes dos grupos de jovens, admitir à Congregação sem a devida preparação é um risco desnecessário.
A igreja é eterna e nossas CC. MM. também, enquanto a Igreja assim o permitir. Exatamente por isso precisamos usar melhor esse tempo a nosso favor para que preparemos melhor os novos admitidos.
PRIMEIRO ESTÁGIO – CATECISMO
Catequese básica é necessário sempre em todas as épocas. Deste modo, cada C. M. deve identificar suas necessidades e organizar formações sobre o catecismo. Para tanto, sugerimos a utilização do Compêndio do Catecismo de São João Paulo II para iniciar o processo:
Estudo do Compêndio do Catecismo da Igreja Católica. CLIQUE AQUI
Para os jovens é possível a utilização do YouCat – Catecismo Jovem.
Há quem possa estar pensando: “Mas se na minha congregação não temos pessoas novatas, todos já sabemos tudo e daí?”. Muito bem, aqui você tem um problema muito maior: antes de focar no aprofundamento dos estudos você terá que resolver a questão da continuidade da existência de sua C. M. nas próximas décadas? Reflita sobre isso.
SEGUNDO ESTÁGIO – APROFUNDAMENTO NA ESPIRITUALIDADE MARIANA
O início desse estágio é a Regra de Vida. Em seguida, um panorama sobre as principais devoções marianas e depois os documentos papais sobre Nossa Senhora.
Existe um universo quase infinito de temas sobre devoção mariana a ser explorado em nossas CC. MM., por isso propomos um mínimo de dois anos de aprofundamento nesta temática. Sabemos que pode ser pouco – visto que temos à nossa disposição muito material. É como se diz: “De Maria Nunca se falará o suficiente”.
Depois da Regra de Vida e das principais devoções vá para:
• Estudo do Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem, de S. Luís Maria Grignion de Montfort ou do Segredo de Maria, do mesmo autor.
• Estudo da Carta Apostólica Rosarium Virginis Mariae, de São João Paulo II
• Estudo do livro Glórias de Maria de Santo Afonso Maria de Ligório.
ÚLTIMO ESTÁGIO – ESPIRITUALIDADE INACIANA
As Congregações Marianas foram fundadas por um jesuíta, e todo o seu crescimento e espiritualidade sempre estiveram em consonância com a Companhia de Jesus e com os ensinamentos e a espiritualidade de seu fundador. Nesta fase do projeto, os congregados e os jovens compreenderão de modo mais profundo a espiritualidade inaciana e seus exercícios, sobre os quais foram erigidas as Congregações Marianas, e que devem ser um dos caminhos utilizados para se buscar o Céu.
RETIRO INACIANO
É nossa intenção que se concretize a prática da realização de Retiro Inaciano adaptado para três dias em todas as nossas CM. MM. e grupos jovens.
Rezar é uma obrigação do congregado e praticar os Exercícios é uma de suas formas. Ora, se exercício físico faz bem para o corpo, o exercício espiritual faz bem para a alma. Não podemos nos omitir nesta questão.
C. M. que não faz retiro morre de “anorexia espiritual”. Grupo de jovens que não reza não conduz as pessoas para a santidade.
Segue uma explicação prática sobre como fazer o Retiro, mas você pode buscar outras opções na internet, desde que seja de um Retiro verdadeiramente Inaciano.
Estudo e prática dos exercícios espirituais de Santo Inácio de Loyola. CLIQUE AQUI.
Rogamos à Senhora do Rosário, Rainha do Céu e da Terra que nos ajude nesta tarefa concedendo-nos as Graças necessárias para colocarmos em prática este planejamento em nível nacional.
Ad maiorem Dei Gloriam.
SALVE MARIA!
Marcos Matos
Diretor de Formação da CNCMB