Notícias, Vida Mariana › 07/10/2019

PROJETO DE FORMAÇÃO – CNCMB 2020 – 2026

Estou escrevendo esse artigo para informar a todos sobre o conteúdo do projeto de formação que estamos pondo em prática na CNCMB.
Professor Marcos A Matos

Estou escrevendo esse artigo para informar a todos sobre o conteúdo do projeto de formação que estamos pondo em prática na CNCMB.

Não é nada de novo – até porque  estamos vivendo em uma época onde toda e qualquer informação nos chega em tempo real por meios eletrônicos – O problema é como vamos utilizar todas essas informações para formar os novos membros das nossas CM e JAM´s, pois, estamos vivendo um momento único de expansão em todas as regiões do Brasil.

Nossa única intenção é de contribuirmos para a unidade na  Unificação dos estudos dentro do movimento: Explico melhor:

Para cada nova CM formada – Para cada novo grupo de JOVENS iniciado – temos que catequizar os entrantes. Não é concebível uma pessoa que esteja como ouvinte em nossas reuniões durante um ano e nunca tenha ouvido falar sobre os 10 mandamentos – sobre os 7 sacramentos – sobre os apóstolos – os dogmas – as cartas e encíclicas papais – A Bíblia e a importância da IGREJA na vida das pessoas.

Algumas situações precisam de esclarecimento – UM ANO como ouvinte e UM ano como aspirante – só depois disso poderá receber a fita “larga” da consagração definitiva.  É o mínimo de tempo que se espera de um participante ativo para se aprender os conceitos básicos de uma CM e ter uma noção clara do que isso significa.

NÃO PODEMOS SAIR POR AI – “PENDURANDO” FITA NAS PESSOAS principalmente entre os participantes dos grupos de jovens – sem a devida preparação, é um risco desnecessário – A igreja é eterna e nossas CM´s,  também  enquanto a IGREJA, assim o permitir exatamente por isso precisamos usar melhor esse tempo a nosso favor para prepararmos melhor os novos ingressantes. Meus irmãos CATEQUESE BÁSICA é necessário sempre em todas as épocas ( como iremos fazer – cada um deve achar a melhor forma – estamos sugerindo a utilização do Compêndio do Catecismo de São João Paulo II  para iniciar o processo ) segue o link:

Mas se na minha congregação não temos pessoas novatas – todos já sabemos tudo e daí?  Muito bem aqui você tem um problema muito maior – antes de focar no aprofundamento dos estudos você terá que resolver a questão da continuidade da existência de sua CM nas próximas décadas?   Reflita sobre isso.   

E vá PARA O SEGUNDO ESTÁGIO – Aprofundamento na espiritualidade Mariana – Tem que começar com a REGRA DE VIDA – e AS PRINCIPAIS DEVOÇÕES  – e os DOCUMENTOS PAPAIS SOBRE NOSSA SENHORA –  Existe um universo quase infinito de temas SOBRE DEVOÇÃO MARIANA a ser explorado em nossas CM,  estamos propondo no mínimo 02 anos de aprofundamento nesta temática – Mas sabemos que pode ser pouco – visto que temos à nossa disposição muito material ( “De Maria Nunca se falará o suficiente” ).

Depois da RV e das principais devoções vá para:

O terceiro e último estágio  é a ESPIRITUALIDADE INACIANA – As Congregações Marianas foram fundadas por um jesuíta, e todo o seu crescimento e espiritualidade sempre estiveram em consonância com a Companhia de Jesus e com os ensinamentos e a espiritualidade de seu fundador. Nesta fase do projeto, os Congregados e o Jovens  compreenderão de modo mais profundo a espiritualidade inaciana e seus exercícios sobre os quais foram erigidas as Congregações Marianas, e que deve ser esse um dos caminhos utilizados para se buscar o Céu.

É nossa intenção que se concretize a prática da realização de retiro Inaciano adaptado para 03 dias em todas as nossas CM e grupos jovens – REZAR É uma obrigação – praticar os exercício uma das formas – se exercício físico faz bem para o corpo – exercício espiritual faz bem para  a alma NÃO PODEMOS NOS OMITIR nesta questão.

CM que não faz retiro  MORRE de “anorexia espiritual” grupo de jovens que não reza não conduz pessoas para a santidade.

Uma Dica prática de como fazer é essa abaixo mas você pode buscar outras opções na internet.

Estudo e prática dos exercícios espirituais de Santo Inácio de  Loyola (disponível em: http://www.raggionline.com/saggi/scritti/pt/exercicios.pdf)

Então meus caros irmãos e irmãs de caminhada Mariana esta proposta é de unidade e de unificação de conteúdos.

Rogamos à Senhora do Rosário – Rainha do Céu e da terra que nos ajude nesta tarefa concedendo-nos as Graças necessárias para:

Ad maiorem Dei Gloriam

SALVE MARIA


Atendimento VEJA +

Sede: Praça Dr.Benedito Meireles, n°13 - Apt. 53 - Aparecida - SP Filial para correspondências: Rua Visconde de Inhaúma, n°134 - Salas: 316/317. Centro - Rio de Janeiro - RJ CEP: 20091-007 contato através do telefone 21 2263-3506 ou e-mail: contato@cncmb.org.br

Publicações VEJA +
Enquete
Você gostou das comemorações que ocorreram em todo o Brasil referente ao Dia Nacional do Congregado Mariano neste ano de 2019?