Os Exercícios Espirituais de Santo Inácio – Um manual de estudo

Obra do Pe. Spencer Custódio Filho, SJ nos ajuda, entre outras coisas, a compreender sobre o discernimento, a iluminação e as influências de Santo Inácio ao escrever Exercícios Espirituais

Um manual como este, para ser lido e compreendido, depende essencialmente do trabalho pessoal: uma leitura cuidadosa do texto, o recurso ao dicionário quando necessário e, principalmente, perseverança. Se você quiser aprofundar alguns dos pontos tratados nele, uma pequena bibliografia, ao final de cada capítulo, indicará outros livros que tratam do assunto para complementar os estudos. A obra é um convite a mergulhar no patrimônio inaciano, para que Nosso Senhor venha a ser “em tudo amado e servido”.

Abaixo, você confere um resumo que aborda o início do discernimento vocacional, a iluminação e as principais influências de Santo Inácio na composição dos EE., a partir da obra do Pe. Spencer SJ, que pode ser utilizado em uma formação na sua Congregação Mariana: 

COMO SE INICIA A DESCOBERTA DO DISCERNIMENTO DE INÁCIO

A partir da leitura de dois livros:
• Vita Christi, de Ludolfo, o cartuxo
• Flos Sanctorum (Legenda Áurea), do dominicano Tiago de Voragine, que conta a vida dos Santos.

Inácio, então com 30 anos, cultura limitada (mal lê e escreve), sente-se dividido em dois sonhos:
• O serviço de uma grande dama, sua conhecida;
• Imitação dos Santos, cujas proezas ascéticas admira.

Percebe, dentro de si alguns impulsos: O primeiro o deixa decepcionado, enquanto o segundo lhe proporciona satisfação e alegria.

Daí inicia a experiência do discernimento espiritual, que marcará sua vida e os EE, tudo centrando sobre os mistérios da vida de Cristo.

EM QUE CONSISTIU A ILUMINAÇÃO DO CARDONER?

Após nove meses, ainda mancando, Inácio, montado no lombo de uma mula vai até o Santuário Beneditino de Montserrat e durante três dias faz uma confissão, pois quer se “revestir das armas de Cristo”.

Dali, parte para Manresa, onde fica por um ano, reza intensamente, passa por terrível crise de escrúpulos, tem forte experiência, sentindo Deus ensinando como “um professor ao aluno”. Na sua oração, Inácio recebe graças místicas:
a) a percepção da Trindade;
b) consciência de como Deus criara o mundo;
c) visão da presença real de Cristo na Eucaristia;
d) forte intuição da humanidade de Cristo e de Maria.

Esta experiência com Deus na gruta de Manresa, ao lado do rio Cardoner, será conhecida como “iluminação do Cardoner”, local, onde irá redigir na sua substância os Exercícios Espirituais.

ELEMENTOS DA VITA CHRISTI QUE INFLUENCIARAM SANTO INÁCIO NA ELABORAÇÃO DOS EE.

Primeiro é bom lembrar que a conversão de Inácio não foi provocada pelas lamentações de suas faltas passadas (que não eram poucas…), mas, a partir de sua experiência espiritual com Jesus Cristo e as diversas alternâncias provocadas em seu interior, influenciados pelos textos Vita Christi, de Ludolfo, o cartuxo (teólogo do Séc. XIV – †1377) e a Legenda Dourada, do dominicano Tiago de Voragine (arcebispo de Gênova – †1298), que conta a vida dos santos.

O livro era de piedade: alimentados por considerações extraídas das Escrituras, dos Santos Padres, da Teologia Dogmática e Moral e de obras medievais e se concluía com um “colóquio” (conversa), onde se resume os aspectos mais importantes da leitura.
A espiritualidade de Ludolfo, está centrada em Jesus Cristo e na oração sobre quatro partes da vida do Senhor: a) vida oculta; b) vida pública; c) vida padecente; d) vida gloriosa.

ELEMENTOS DA LEGENDA ÁUREA QUE INFLUENCIARAM SANTO INÁCIO NA ELABORAÇÃO DOS EE.

O livro que chegou às mãos de Inácio, foi uma tradução espanhola feita pelo cisterciense Fr. Gauberto Vagad, apresentado como “a mais admirável manifestação do amor divino e como modelo que inspira os heróis de santidade”

– Constavam dessa edição:
• uma gravura, na folha de rosto do livro, de Cristo na cruz; onde apresenta um relato da Paixão, reproduzindo o “Monotessaron” de Gerson (a Paixão em um só texto a partir dos quatro Evangelhos)

• e um prólogo, onde Vagad orientava: “o leitor deve tomar a cruz em sua mão direita, como uma bandeira poderosa e sempre vitoriosa dos cavaleiros de Deus que são os santos, que permite vencer o mundo, o diabo e a carne, e até os mais altos príncipes do inferno e até os mais altos príncipes do reino da alma, que são a inteligência e a vontade… os mais difíceis de vencer, porque são os reis e senhores de todas as nossas decisões livres, das eleições que tomamos e das obras que escolhemos”.

QUE INFLUÊNCIA EXERCEU O LIVRO DO ABADE CISNEROS SOBRE INÁCIO

R: O livro se chama: Ejercitatorio de la vida espiritual, publicado pelo beneditino abade de Montserrat, Garcia de Cisneros, no ano de 1500, que tratava da Devotio Moderna Holandesa, e se caracterizava pela preocupação com a vida interior intensa aliada a certa desconfiança da ascese exagerada ou do entusiasmo místico.

Mais tarde Pedro de Ribadaneira,SJ (†1611), um dos principais biógrafos de Santo Inácio, irá dizer, que o livro de Cisneiros, teve grande influência na vida de Inácio, tais como:

• A oração metódica;
• O próprio nome Exercícios Espirituais;
• A orientação para que os EE se ordenem “de maneira tal que convenham a cada um segundo o seu estado e disposição interior e exterior”;
• O exame de consciência cotidiano;
• O segundo modo de orar sobre o pai-nosso;
• A importância dada a Paixão.

INÁCIO CITA CONSTANTEMENTE A HUMANIDADE DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO. A QUEM DEVE ESSA INFLUÊNCIA?

R: Outros livros, Inácio teve acesso, como:

a) A Imitação de Cristo, escrito pelo monge alemão Tomás de Kempis (†1471), embora também se atribua a autoria a Jean Gerson, chanceler da Universidade de Paris (†1429). Mas, o próprio Inácio, deixa registrado no EE 100: “Para a segunda semana e as seguintes, é muito útil ler alguns trechos dos livros da ‘Imitação de Cristo’ ou dos Evangelhos e da vida de santos”;

b) Manuais de confissão: Editados na época de Inácio, há sinais deles no texto dos EE: para rever os pecados, considerar os locais em que se viveu, o uso de certas palavras etc.;

c) Meditações sobre a vida de Cristo: escritas pelo pseudo-Boaventura, onde apresentava os mistérios de vida de Cristo, a partir de sua humanidade, sua vida concreta, o que permitirá a contemplação de sua divindade. Ou seja, foi a partir da leitura deste livro, que Inácio se deparou mais firmemente com a humanidade de Jesus Cristo.

OS EXERCÍCIOS ESPIRITUAIS DE SANTO INÁCIO DE LOYOLA – UM MANUAL DE ESTUDO

Ano: 1994
Páginas: 264
Editora: Edições Loyola
Idioma: Português
Autor: Pe. Spencer Custódio Filho, SJ
Formato: Livro brochura

CLIQUE PARA COMPRAR