Iluminação do Cardoner

Rio Cardoner

3) Em que consistiu a “iluminação do Cardoner”?

R: Após nove meses, ainda mancando, Inácio, montado no lombo de uma mula vai até o Santuário Beneditino de Montserrat e durante três dias faz uma confissão, pois,  quer se “revestir das armas de Cristo”.

Dali, parte para Manresa, onde fica por um ano, reza intensamente, passa por terrível crise de escrúpulos, tem forte experiência, sentindo Deus ensinando como “um professor ao aluno”. Na sua oração, Inácio recebe graças místicas: a) como a percepção da Trindade; b) consciência de como Deus criara o mundo; c) visão da presença real de Cristo na Eucaristia; d) forte intuição da humanidade de Cristo e de Maria.

Esta experiência com Deus na gruta de Manresa, ao lado do rio Cardoner, será conhecida como “iluminação do Cardoner”, local, onde irá redigir na sua substância os Exercícios Espirituais.

Referência Bibliográfica:

  • FILHO, S.C. OS EXERCÍCIOS ESPIRITUAIS DE SANTO INÁCIO DE LOYOLA, Um Manual de Estudo, E. Loyola, São Paulo,SP, 2014.

Atendimento VEJA +

Sede: Praça Dr.Benedito Meireles, n°13 - Apt. 53 - Aparecida - SP Filial para correspondências: Rua Visconde de Inhaúma, n°134 - Salas: 316/317. Centro - Rio de Janeiro - RJ CEP: 20091-007 contato através do telefone 21 2263-3506 ou e-mail: contato@cncmb.org.br

Publicações VEJA +
Enquete