História do Sagrado Coração de Jesus
FORMAÇÃO
Celebrado na segunda sexta-feira após Corpus Christi, o Sagrado Coração guarda história e milagres por trás de sua conhecida imagem, que nos lembra todos os dias do amor de Cristo e da verdade que devemos que cultivar em nossos corações.
A devoção ao Sagrado Coração de Jesus é tão forte e fiel quanto a do Sagrado Coração de Maria e muitos chegam até a confundir e misturar as histórias. Mas o fato é que a proporção do amor a esse símbolo da Igreja Católica não pode e nem deve ser mensurada, tamanha a sua importância na vida de quem o segue. Em 1673, Santa Margarida Maria de Alacoque recebeu várias revelações de Jesus Cristo que a fizeram formar uma equipe de apóstolos a essa devoção. Em uma dessas revelações, Santa Margarida foi incumbida de pedir ao rei Luís XIV que consagrasse o Sagrado Coração de Jesus para que ele colocasse-o nas armas da França toda vez que fosse combater os inimigos da Igreja.
Ela garantia ao rei que o Coração de Jesus o ampararia e conduziria o seu reinado a uma grande glória e o esperado dessa atitude é que a França conseguiria atingir um verdadeiro apogeu católico através da restauração da civilização cristã.
12 promessas do Sagrado Coração de Jesus
1 – “A minha bênção permanecerá sobre as casas em que se achar exposta e venerada a imagem de Meu Sagrado Coração”;
2 – “Eu darei aos devotos de Meu Coração todas as graças necessárias a seu estado”;
3 – “Estabelecerei e conservarei a paz em suas famílias”;
4 – “Eu os consolarei em todas as suas aflições”;
5 – “Serei refúgio seguro na vida e principalmente na hora da morte”;
6 – “Lançarei bênçãos abundantes sobre os seus trabalhos e empreendimentos”;
7 – “Os pecadores encontrarão, em meu Coração, fonte inesgotável de misericórdias”;
8 – “As almas tíbias tornar-se-ão fervorosas pela prática dessa devoção”;
9 – “As almas fervorosas subirão, em pouco tempo, a uma alta perfeição”;
10 – “Darei aos sacerdotes que praticarem especialmente essa devoção o poder de tocar os corações mais endurecidos”;
11 – “As pessoas que propagarem esta devoção terão o seu nome inscrito para sempre no Meu Coração”;
12 – “A todos os que comunguem, nas primeiras sextas-feiras de nove meses consecutivos, darei a graça da perseverança final e da salvação eterna”.
Significado
Mas, o que mais importa para nós cristãos é a simbologia e o real significado do Coração de Jesus. Mais do que o órgão vital, a devoção deve ser encarada como uma extensão da vontade e do propósito humano. É através dele que se expressa a santidade humana, sua vontade, alma e seus pensamentos.
O coração é o símbolo que melhor demonstra a união de todos os sentimentos de uma pessoa. É nele que guardamos nossas vontades mais sinceras e é através dele que mostramos nossos sentimentos.
É por isso que adoramos o Sagrado Coração de Jesus, é por ele que celebramos e pedimos com todas as forças e pensamentos e é nele que colocamos todo o nosso foco: no amor de Cristo. O coração é um dos modos para falar do infinito amor de Deus, do amor que chega a seu ponto alto com a vinda de Jesus.
Devoção
A devoção ao Sagrado Coração de Jesus é feita todas as primeiras sextas-feiras de cada mês. São nelas que devemos procurar conhecer a nossa razão de ser e a verdeira razão dos nossos propósitos. Nelas, temos a oportunidade de elevar nossas almas ao Coração de Jesus e pedir para que com sua pureza de sentimentos limpe todos os nosso vícios e pecados e nos dê sabedoria para seguir em frente de acordo com os seus ensinamentos.
Sagrado Coração de Maria
História
A origem do Sagrado Coração de Maria está totalmente ligada a história do Sagrado Coração de Jesus. A compaixão e devoção tiveram o seu primeiro momento quando a Virgem estava aos pés da cruz. Foi ali onde os corações cristãos se aproximaram e comprovaram o que o velho Simeão já tinha profetizado: o coração de Maria seria transpassado por uma espada, simbolizando o seu sofrimento diante da situação.
Outra origem para a devoção está escrita no Evangelho de Lucas 2,41-51. É nessa escritura que podemos ler a citação que descreve o coração da Mãe de Jesus como “o lugar onde ela guardava todas as palavras e momentos de seu Filho”. Sendo assim, seu coração pode ser considerado uma “caixa de preciosidades” pois ali eram guardadas também as revelações feitas em relação a Jesus e também as previsões que relatavam todos os acontecimentos que levaram-no à morte.
Aparições
Nossa Senhora de Fátima
Em 13 de julho de 1917, Nossa Senhora apareceu em Fátima para Lúcia, Francisco e Jacinta e mostrou-lhes meios para que fosse possível a consagração de devoção de seu Sagrado Coração. Em sua última devoção apareceu para irmã Lúcia dizendo:
“Olha, minha filha, o meu coração cercado de espinhos que os homens ingratos a todos os momentos me cravam com blasfêmias e ingratidões. Tu, ao menos, procura consolar-me e diz que prometo assistir na hora da morte, com todas as graças necessárias para a salvação, a todos os que, no Primeiro Sábado de cinco meses seguidos, se confessarem, receberem a Sagrada Comunhão, rezarem um terço e me fizerem companhia durante quinze minutos, meditando nos 15 mistérios do Rosário com o fim de me desagravar”. (trecho retirado do site oficial do Santuário de Fátima)
Adorar a imagem do Sagrado Coração de Maria é uma maneira mais do que especial de demonstrar devoção à Ela e a Jesus. Ele mostra que Deus continua se revelando no coração dos homens.
Não devemos jamais esquecer que ele carrega as alegrias, tristezas, desafios e sobretudo o amor maternal de Maria por Jesus. E é por isso que devemos sempre ter compaixão e lembrar da história dessa devota mãe e celebrar sempre seus sentimentos mais puros e suas virtudes.
Oração
Deus de Bondade, que enchestes o Coração Santíssimo e
Imaculado de Maria dos sentimentos de misericórdia e de ternura,
de que foi sempre penetrado o
Coração de Jesus Cristo, Vosso Filho,
concedei a todos aqueles que
honram esse Coração virginal,
a graça de conservar, até a morte,
uma perfeita conformidade de sentimentos e inclinações com o
Coração Sagrado de Jesus Cristo, que vive e
reina convosco e o Espírito Santo por todos os séculos.
Amém.
CONGREGAÇÃO MARIANA NOSSA SENHORA AUXILIADORA E SÃO JOÃO BOSCO
PARÓQUIA NOSSA SENHORA DA PIEDADE (JUNHO/2019)
VOCÊ VAI GOSTAR DE LER:
O congregado pai de 11 que se tornou padre aos 83 anos e foi ordenado pelo próprio filho