EAD Século 21 promove exercícios espirituais online em Fevereiro

 

“A EAD Século 21 busca proporcionar essa experiência transformadora dos Exercícios Espirituais para um número grande de pessoas, disponibilizando toda a riqueza da espiritualidade inaciana pela internet”, afirma Bethânia Reis do Marco, responsável pela EAD, ao destacar que nem todos tem a oportunidade de participar de retiros presenciais devido a rotina do dia a dia.

O retiro é composto por 122 encontros online, com material em vídeo e apostilas, e o participante contará com o acompanhamento de uma equipe de pessoas que já fizeram os Exercícios e têm uma vasta experiência nesse caminho de oração. Essa equipe estará à disposição nos fóruns para tirar dúvidas e auxiliar em todo o processo. É uma oportunidade de viver uma experiência profunda e repensar a vida como um todo.

O retiro online “Exercícios Espirituais de Santo Inácio de Loyola” terá início dia 3 de fevereiro. Inscreva-se no site da EAD Século 21, clicando AQUI.

Leia a entrevista completa que a Rede Século 21 realizou com Bethânia e entenda mais sobre este retiro online promovido pela EAD Século 21:

Como estão organizados os Exercícios Espirituais em formato EAD?
Foram elaborados 122 encontros, todos foram gravados em vídeos com a duração média de 10 minutos cada um deles. Todas as pessoas que se inscreveram poderão ter acesso a todo o conteúdo por meio da internet. Além de assistir aos encontros, os participantes serão convidados a fazerem o seu caminho de oração, a sua própria experiência com os Exercícios.

Haverá “acompanhantes” para ajudar os participantes do curso?
Sim. Os participantes serão amparados de perto por acompanhantes. Os acompanhantes são pessoas que já fizeram os Exercícios e tem uma vasta experiência nesse caminho de oração, estarão à disposição nos fóruns para tirar dúvidas e para auxiliar em todo o processo. Com essa modalidade online dos Exercícios será possível fazer um retiro segundo o método de Santo Inácio, sem sair de casa. Os participantes assistirão aos vídeos em nosso site e viverão uma profunda e verdadeira experiência de encontro com Deus, uma renovação e transformação no seu cotidiano e das suas relações diárias.

Como estão divididos os Exercícios Espirituais em formato EAD? O participante poderá realizar tudo via internet?
Sim. Todas as etapas poderão ser realizadas pela internet. Os Exercícios Espirituais foram divididos em 4 etapas que foram denominadas módulos:

Módulo 1: No primeiro módulo os participantes poderão entender como funcionam os Exercícios Espirituais. Perceberão que são como um caminho, um roteiro de oração que tem o objetivo de favorecer um encontro com Deus, por meio da oração.

Módulo 2: Neste segundo módulo os participantes serão levados a experimentar a misericórdia de Deus, por meio de uma purificação interior. Será um desafio libertador!

Módulo 3: O terceiro módulo compreende a Jornada Inaciana, a Reforma de Vida (Eleição), características da vida pública de Jesus e as Regras de Discernimento.

Módulo 4: O quarto e último módulo tem o objetivo de ensinar os métodos de discernimento. Auxilia, por meio da oração, a discernir aonde o Espírito Santo nos quer conduzir para vivermos como discípulos (as) de Jesus, colaborando na construção do Reino.

Por que oferecer os Exercícios Espirituais em formato de Educação a Distância?
Os exercícios são normalmente vivenciados em casas de retiros e ambientes próprios para a oração. Sabemos que essas oportunidades de retiros são imensamente enriquecedoras e profundas. Porém também sabemos que nem todas as pessoas conseguem ter acesso a isso, principalmente pela correria do dia a dia. Pensando nisso vimos que uma boa oportunidade seria a de proporcionar essa experiência transformadora dos Exercícios Espirituais para um número grande de pessoas, disponibilizando toda a riqueza da espiritualidade inaciana pela internet.

Qual o objetivo ao facilitar o acesso das pessoas à espiritualidade inaciana?
Percebemos, por nossa experiência com os alunos da EAD Século 21, que existe uma grande busca de maior conhecimento e de aprofundamento em uma experiência concreta de espiritualidade. E sabemos que a espiritualidade inaciana proporciona essa experiência. É um caminho de oração e também de auto-conhecimento. Os Exercícios movimentam a pessoa por dentro e, por isso, envolvem a pessoa por inteiro – corpo, mente, afetividade, imaginação – com a finalidade de proporcionar um crescimento espiritual. É a experiência profunda de repensar a vida toda. E essa experiência deve ser compartilhada com muitas pessoas.

Como fazer para que a experiência do participante, via internet, seja tão profunda quanto a experiência de um retiro?
Isso dependerá, em grande parte, do envolvimento e comprometimento de cada participante com os Exercícios. Cada um dos orientadores ao gravar os encontros conosco teve a seriedade e também a delicadeza de conduzir os encontros de maneira a facilitar um ambiente de oração. Porém o participante deverá, não só assistir aos encontros gravados em vídeos e disponibilizados em nossa plataforma, mas deverá também trilhar o seu próprio caminho de oração, fazendo as meditações, partilhando-a com seu acompanhante nos fóruns e reservando ao menos 30 minutos diários para a oração. Além disso o participante ao preparar-se para acessar a internet e assistir aos encontros, deverá criar um espaço próprio para a oração, com um ambiente silencioso. Deverá fazer o propósito de que nesse momento não acessará outros lugares na internet, não se deixará distrair por outros atrativos, como mensagens, ligações, notificações de redes sociais. É um momento de oração, um retiro e por isso ele deve “retirar-se” mesmo que momentaneamente dos outros ambientes reais e virtuais para estar plenamente presente, participando e fazendo os Exercícios Espirituais. Daí então, poderão ser colhidos bons frutos dessa experiência.


Fonte: EAD Século 21