Confederação Nacional usa a tecnologia a favor da praticidade

Composta por congregados de várias partes do país, a diretoria executiva da Confederação Nacional lança mão de web conferências regularmente para fazer suas reuniões. Saiba como acontece.

O presidente Fernando Quintão é de Abre Campo, Minas Gerais, a pouco mais de 200 km da capital do estado, Belo Horizonte. Há quem seja do interior de São Paulo, do Rio de Janeiro e do Paraná. Imagine você a mão de obra para fazer com que todos se reúnam em um mesmo lugar. Horas de ônibus? Avião? Apenas um bate-e-volta dos mais custosos? Nada disso. No horário combinado, os diretores se conectam em um ambiente virtual de web conferência. A tecnologia torna a reunião tão proveitosa quanto uma presencial. Esta foi a solução encontrada há algum tempo para sanar as dificuldades de comunicação entre os diretores da Confederação.

Reunião da Confederação realizada hoje (29) por meio de vídeoconferência

Não é nenhuma novidade que um diretor more longe do outro. Antes das lives, as formas de comunicação, como o e-mail e as ligações não eram tão práticas e efetivas quanto a relativamente nova transmissão via internet. As reuniões, que acontecem sempre que necessário, são previamente agendadas e na hora combinada todos marcam presença, começam e terminam com oração, bem do jeito que seria se fossem presenciais. Todos os assuntos a serem deliberados pela diretoria são um a um postos em pauta, discutidos e aprovados. O aplicativo usado é o Zoom, plataforma largamente empregada para a realização de videoconferências empresariais e web conferências dos mais diversos segmentos.

A GRANDE SACADA DO MOMENTO

Para a Confederação, as atividades do escritório no Rio de Janeiro ficaram bastante prejudicadas, é verdade, mas a rotina não foi alterada com relação às reuniões, já que são normalmente feitas de forma virtual. Por outro lado, sabemos que a todas as Congregações Marianas Brasil sofreram um baque ao terem suas atividades suspensas por ocasião das iniciativas visando a contenção da pandemia do novo Coronavirus (COVID-19), que chegou ao país recentemente afetando de forma frontal as atividades comunitárias desenvolvidas pela Igreja, tendo sido vetados os encontros, em muitos lugares, por força de decreto emitido pelas autoridades locais. O uso dos meios de comunicação digitais são, então, a grande sacada do momento para que o vínculo não cesse.

Iniciativas online foram realizadas recentemente por diversas Congregações

INICIATIVAS ONLINE 

Nos últimos dias temos visto milhares de Missas sendo transmitidas via streaming, por meio do Facebook, Instagram, Youtube e outras plataformas. E as Congregações Marianas não dormiram no ponto: temos podido acompanhar as mais variadas iniciativas vindas de diversas Congregações, desde a transmissão de reuniões de formação ao vivo, rezas do Pequeno Ofício da Imaculada Conceição, Santos Terços, Missas e assim por diante. Isto muito nos alegra, pois é uma clara demonstração da capacidade de adaptação das Congregações e de seus dirigentes, que encontram sempre um meio de manter os seus unidos. 

NOVO SITE

Talvez você já tenha percebido, mas não custa dar o aviso: o site da Confederação está de cara nova. Fique ligado aqui e em nossas redes sociais para acompanhar as novidades. Salve Maria!