Encontro Estadual das Congregações Marianas

CORESP 2014

FOTO OFICIAL

Realizado pela Federação das Congregações Marianas de São Paulo na Casa de Encontros Mary Ward, em Itapecerica da Serra – SP, nos dias 25, 26 e 27 de abril de 2014,  o XXIX Encontro da Coordenação Estadual das Congregações Marianas de São Paulo (CORESP) que reuniu cerca de 40 pessoas de 10 Federações diferentes (Assis, Barretos, Campinas, Jundiaí, Presidente Prudente, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo e Sorocaba), ainda contou com a presença da presidente da Federação das Congregações Marianas de Belo Horizonte/MG, Simone Cristine.

Na abertura oficial compuseram a mesa diretora: Sr. Cláudio Miguel Gonçalves, presidente da Federação das Congregações Marianas de São Paulo e conselheiro nato da Confederação Nacional das Congregações Marianas do Brasil(CNCMB); Sr. José Maciel da Luz presidente da CORESP; representando a CNCMB: Srta. Bruna Henriques, membro do Departamento Jovem da Confederação Nacional; Sr. André Otani Cruz secretário da Federação das Congregações Marianas de São Paulo e Coordenador Estadual de Juventude da CORESP.

As autoridades eclesiásticas presentes: Rvmo. Pe. Carlos Meira, da Arquidiocese de Sorocaba e diretor da Federação das Congregações Marianas de Sorocaba; e o Rvmo. Pe. Paulo Sandes, C.O., diretor da Congregação Mariana do Parque São Lucas em São Paulo.

Na primeira conferência do Encontro o secretário André Otani explanou sobre o desenvolvimento da quantidade de Congregações Marianas no Brasil durante o século XX, para se introduzir o panorama geral, que atualmente vive as CCMM. As conferências seguintes, feitas pelo Ir. Danilo da Congregação do Oratório, conduziu sobre a especial devoção do congregado mariano pela Santíssima Virgem e a assistência como onipotência suplicante e medianeira de todas as graças, e ainda ressaltou os estigmas que sofre a Congregação Mariana que os membros não vivem como autênticos congregados.

Durante toda a programação do encontro se reservou tempo para as devoções próprias do congregado mariano como oração da manhã e da noite, ofício da Imaculada, horários do Angelus, o Santo Terço caminhando pela via-sacra da propriedade e Santa Missa diária.

Rvmo. Pe. Paulo realizou duas conferências com o intuito de averiguar as dificuldades que atualmente passam as CCMM e encontrar soluções, que na maioria das vezes pode ser feitas de maneira bem simples. Com o auxilio da Coordenação Estadual, as Federações podem se amparar, quando se vive em problemas que a Coordenação já tem uma rotina de soluções, e o mesmo pode ser aplicado na relação Federação-Congregação. Como resolução prática do encontro a Coordenação Estadual se comprometeu em um prazo, a elaborar um projeto que envolva todas as Federações em suas sedes. E, as Federações se comprometeram a cobrar e responder a esse trabalho da CORESP.

Houveram dois convites especiais durante o encontro, primeiro o Sr. Manoel Conceição presidente da Federação das Congregações Marianas de São José do Rio Preto convidou para a Comemoração de 80 anos de sua Federação, no dia 11 de maio com Missa no Santuário da Vida, na Rede Vida de Televisão às 8h, e dia 18 de maio, 80 anos da Federação de Rio Preto, na Catedral de São José às 8h.

Também com a presença de V. Ex.ª deputado estadual Marco Aurélio, que convidou para a Sessão Solene de comemoração do Dia Nacional do Congregado Mariano, no Plenário Juscelino Kubitschek da Câmara dos Deputados do Estado de São Paulo, no dia 19 de maio (segunda-feira) às 10 horas.

Foi eleito para sediar o próximo encontro da CORESP, em 2015, a Federação das Congregações Marianas de Presidente Prudente.

Texto e fotos: André Otani.