Visita da Confederação às CC.MM. em Belém-PA

belem1Segue o Relatório da Visita da Confederação Nacional das Congregações Marianas do Brasil às Congregações Marianas filiadas da cidade de Belém-PA

Dia 24/04/2013: Chegada a Belém-PA e pequena visita a cidade e pontos turísticos.

Dia 25/04: O dia começou com uma audiência junto ao Arcebispo da Arquidiocese de Belém do Pará: Dom Alberto Taveira Corrêa, onde tivemos uma conversa harmoniosa, parabenizando às CCMM pelos trabalhos realizados, e fez a seguinte observação: as congregações devem ser uma lâmpada acesa sobre a mesa e não escondida, dando visibilidade aos seus trabalhos. Neste encontro, foi apresentada a proposta de um Encontro Nacional de Jovens, na cidade de Belém no ano de 2017.

Em outro momento do dia, conversamos sobre os trabalhos realizados pela Congregação Mariana local, junto aos mais pobres e pedintes de rua. Também conversamos sobre o projeto de fundar outras Congregações, como a do povoado de Merataua de Baixo, na cidade de São Caetano de Odivelas, na Diocese de Castanhal, onde há formação mariana com um grupo de adolescentes.

À noite rezamos o Terço, na residência do candidato Artur da Costa Santos pelas intenções: de nossa visita; novas consagrações e pelos 450 anos das CCMM. Na residência do candidato, fomos acolhidos por sua mãe: Márcia dos Santos, onde fizemos a leitura do Evangelho do dia (Mc 16,15-20), que fala do anúncio da Boa Nova a toda criatura. Meditamos sobre a nossa missão, nos colocando a serviço de Deus e renunciando os valores do mundo.

Dia 26/04: Participamos da Santa Missa, na Congregação Mariana Nossa Senhora das Mercês, onde foram admitidos pela Congregação Mariana um aspirante e dois candidatos a congregado mariano. O celebrante: Pe. Jose Albertini falou das três virtudes Teologais:  Fé, Esperança e Caridade. Falou também sobre os 450 anos das CCMM. Logo após a Missa, foi oferecido um almoço aos pedintes em comemoração a Páscoa, na paróquia Nossa Senhora das Mercês.

Na noite deste dia aconteceram palestras pelos jovens: Nilson Goulart e Jorge Pereira falando sobre as congregações marianas e seus seguimentos; da historia das congregações marianas; realidade atual; Departamento de Juventude: seus trabalhos e vivencias. o Pe Albertini ressaltou as três virtudes do Congregado Mariano: Devoção a Maria; Seguimento a Jesus e Serviço à Igreja, O presidente da Confederação: Paulo Lucio, acrescentou sobre a importância de ser  mariano e das marcas que o congregado deve levar pro resto da vida seguindo fielmente as virtudes de Maria.

Dia 27/04: Missa com a Congregação Mariana Nossa Senhora das Graças e São Raimundo Nonato, no distrito de Icoaraci, Paróquia São João Batista e N.S. das Graças, onde esta congregação foi fundada por mulheres em 1945. Caminhou por muitos anos, como uma congregação feminina e hoje é uma congregação mista, com a participação de homens e também há jovens.

Após a missa o presidente da CNCMB ressaltou a importância da Congregação Mariana local e o trabalho do apostolado dos congregados e jovens. O congregado Nilson falou aos jovens que não existe divisão entre jovens e os mais velhos, que somos todos uma só Congregação Mariana e ressaltou o trabalho desenvolvido pelos jovens marianos. O congregado Jorge parabenizou o trabalho da CM local e a abertura para os novos seguimentos, assim, fortalecendo a igreja e a vida pessoal de cada um. Concluímos esse encontro com uma oração iniciada pela Presidente da Congregação local.

Dia 28/04: Missa e recepção de fitas de pré-consagração com adolescente e crianças da Comunidade de Meratoua de Baixo, na Capela Santo Antônio, da Paróquia São Caetano da Divina Providencia, no Município de São Caetano de Odivelas – Diocese de Castanhal. Trabalho exemplar realizado pelos jovens da Congregação de Belém do Para, onde estão sendo formados adolescentes e crianças para fundação e uma nova Congregação Mariana: Onze adolescentes receberam as fitas de Aspirante e mais dez crianças receberam um símbolo da Congregação, assim, afirmando a sua caminhada junto a essa futura Congregação Mariana.

Cabe ressaltar, que esse trabalho exemplar nos proporciona ações de fortalecimento, abrindo horizontes às crianças, adolescentes e jovens para a criação de uma nova Congregação Mariana.

Colaboração: Jorge Pereira


Atendimento VEJA +

Sede: Praça Dr.Benedito Meireles, n°13 - Apt. 53 - Aparecida - SP Filial para correspondências: Rua Visconde de Inhaúma, n°134 - Salas: 316/317. Centro - Rio de Janeiro - RJ CEP: 20091-007 contato através do telefone 21 2263-3506 ou e-mail: contato@cncmb.org.br

Publicações VEJA +
Enquete
Você gostou das comemorações que ocorreram em todo o Brasil referente ao Dia Nacional do Congregado Mariano neste ano de 2019?