Visita ao Hospital Colônia de Curupaiti/RJ

Ação Social

 

folder Curupaiti - 500 x 220

O Departamento Social da Federação das Congregações Marianas do Rio de Janeiro convida a todos os congregados marianos a visitarem o Hospital Colônia Curupaiti, no dia 26 de julho, às 8h (concentração na entrada da Colônia).

Às 8h 30min subiremos rezando o santo terço e em seguida realizaremos a visita aos pavilhões, onde se encontram os pacientes.

Os congregados serão divididos em grupos com a finalidade de visitarmos o maior número de pavilhões; em cada grupo haverá uma liderança que será responsável por manter o grupo unido e ao final da visita, levá-lo à Capela Nossa Senhora da Piedade, anexa ao Hospital Colônia Curupaiti, para a Santa Missa às 10h celebrada por Dom Roberto Lopes.

Com o intuito de suprir as necessidades materiais do Hospital, será recolhido no dia da visita: gaze, atadura, soro fisiológico, esparadrapo, amido de milho (maizena), farinha láctea e sabonete.

O Hospital Curupaiti é uma antiga colônia de portadores de hanseníase situada em Jacarepaguá, Rio de Janeiro. Foi criado em 15 de outubro de 1929 para abrigar pessoas atingidas pela Hanseníase, antigamente denominada lepra. Estas pessoas eram internadas compulsoriamente até a década de 1980 para evitar a propagação da doença. O Hospital Curupaiti atende cerca de duas mil pessoas.

Diversas instituições filantrópicas estão situadas na colônia para tentar ajudar material e espiritualmente os internos e seus familiares. Entre estas instituições destaca-se a Congregação Mariana Nossa Senhora de Fátima e São Francisco de Assis.

Fiquem com Deus e o amor de Maria!

Abraços,

Dayana e Rodrigo
Coordenadores do Departamento Social da FCMRJ.