Vida Mariana (Parte 5)

Palavras mais importantes da consagração.

mariaeucaristia5.9yzbgb8nfqos8ck4s84wsc4og.6ylu316ao144c8c4woosog48w.thQuais são as palavras mais importantes da fórmula que constituem a consagração do Congregado Mariano?

São estas: “… movido, contudo pela vossa admirável piedade e pelo desejo de vos servir, vos elejo hoje em presença de meu Anjo da Guarda e de toda a Corte Celeste, por minha especial Senhora, Advogada e Mãe e FIRMEMENTE PROPONHO SERVIR-VOSSEMPRE E FAZER QUANTO PUDER PARA QUE DOS MAIS SEJAIS TAMBÉM FIELMENTE SERVIDA E AMADA“.

Explicando um pouco essas palavras.

Há três partes muito importante nesta fórmula:

Serviro congregado está a serviço de Nossa Senhora, ou seja, o congregado mariano deve na sua vida, imitar as Virtudes de Maria Santíssima. Como na Anunciação Ela se definiu “serva do Senhor”, permanecendo fiel, sendo uma verdadeira “discípula” de Cristo, e desta forma marcou sobremaneira o caráter de sua missão, que era viver em plenitude para Seu Filho: pois, o Filho do homem “não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida como resgate de muitos” (Mt 20, 28).

Assim deve ser o congregado mariano, um deixar-se conformar, modelar, pelos gestos, atitudes e ações da Virgem Maria, que se tornou a primeira entre aqueles que, “servindo a Cristo também nos outros, sabe conduzir os seus irmãos, com humildade e paciência, ao próprio Cristo“. Desta maneira, o congregado mariano alcança plenamente aquele “estado de liberdade real” que é próprio dos discípulos de Cristo: servir quer dizer reinar!

SempreNão se pode voltar atrás.  Viver a consagração requer um compromisso sério, por isso, devemos preparar muito bem nossos candidatos e só devemos permitir a consagração, após o seu perfeito entendimento.

Fazer quanto pudero congregado se compromete ao apostolado; a fazer todo o possível para conseguir implantar a devoção à Maria Santíssima no meio em que vive.

Portanto um congregado que nunca convidou um amigo a ser congregado, que nunca convidou alguém a rezar a oração do terço, ou pelo menos uma Ave-Maria, não está vivendo a sua consagração.

Fonte:

Vida Mariana – Pe. Paulo J. de Souza, SJ
Encíclica: Redemptoris Mater do Papa João Paulo II

por Eduardo Lopes Caridade