Vida Mariana (Parte 2)

Animado pelo espírito da devoção.

virgem maria_thumb[4]Por que se diz que o congregado mariano é “animado pelo espírito da devoção a Nossa Senhora?“.

Porque pertencemos a uma associação de fiéis leigos com o título “Mariana“, mas principalmente porque, como certa vez afirmou o Papa Pio XII, na carta Bis Saeculari: “Os congregados professam uma singular devoção para com a Mãe de Deus, e a Ela se liga pelaconsagração em virtude da qual se compromete, ainda que não sob pecado, a combater com todo esforço sob a bandeira da Virgem Ssma, a perfeição cristã e salvação eterna própria e dos outros“.

No decorrer dos séculos os louvores a Virgem Maria impregnaram todas as expressões de espiritualidade do congregado mariano, suscitando neles uma devoção profunda para com a “Santíssima Mãe de Deus“.

Com boa razão, a piedade do povo cristão vislumbrou sempre uma ligação entre a devoção à Virgem Santíssima e o culto da Eucaristia: este fato pode ser comprovado nas congregações marianas. Maria conduz os fiéis à Eucaristia.

Quanto a devoção a Nossa Senhora é grato recordar, dentre as muitas testemunhas e mestres de tal espiritualidade, a figura de São Luís Maria Grignion de Montfort (†1716), o qual propõe aos cristãos a consagração a Cristo pelas mãos de Maria, como meio eficaz para viverem fielmente os compromissos batismais.

Hoje, a devoção mariana, contribuiu para tornar os congregados marianos, mais conscientes da comum condição de filhos de Deus e da comum dignidade perante seus olhos, não obstante as diferenças sociais, étnicas ou de qualquer outro tipo.

Congregados marianos lembrem-se de que a verdadeira devoção não consiste numa emoção estéril e passageira, mas nasce da fé, que nos faz reconhecer a grandeza da Mãe de Deus e nos incita a amar filialmente a nossa mãe e aimitar as suas virtudes.

Fonte:

Vida Mariana – Pe. Paulo J. de Souza, SJ

Encíclica Redemptoris Mater do Papa João Paulo II

Constituição Lumen Gentium

por Eduardo Lopes Caridade