Regras de Vida › 30/11/2013

Regra de Vida nº 13 – Parte 1

trindade-santaVida Espiritual da Congregação Mariana

Notas Características da Espiritualidade Mariana

O centro da espiritualidade própria do Congregado Mariano é a busca permanente de viver a ‘radical novidade cristã que promana do Batismo’ (CL 10), a qual leva o fiel à participação na vida divina pela Graça, à união pessoal com Cristo e com o seu corpo que é a Igreja e à vida espiritual marcada pela unção e ação interior do Espírito Santo” (RV,13)

Então, em uma leitura mais atenta no trecho acima, pode-se perguntar: O que vem a ser esta busca permanente? O que vem a ser esta vivência radical? E que novidade cristã é esta que se origina do Batismo?

Para o congregado mariano ter uma busca permanente, contínua, sem interrupção, precisa corresponder as inúmeras graças que recaíram sobre sua vida no momento do Batismo. Na certeza, de que as portas do céu se abriram, promovendo na sua vida, quando batizado, a presença de Deus, Uno e Trino, na essência mesmo do seu ser, ou seja:

1) Ser restaurado para a vida de Filho de Deus Pai;

2) Estar unido a Jesus Cristo e ao Seu Corpo que é a Igreja;

3) Ser ungido pelo Espírito Santo que o constituiu templo espiritual.

Somos batizados, não raro, ainda crianças e contamos com a educação cristã que possa vir de nos­sos pais e/ou padrinhos, o que na maioria das vezes não acontece. Por isto, ao entrarmos para a Congrega­ção Mariana precisamos de uma fase de “formação”, “preparação” para chegarmos a “Consagração”, e desta maneira, podermos viver com entusiasmo, na unidade com nossos irmãos de fita azul a “radical novidade cristã que promana do Batismo”.

Você, meu irmão(ã) congregado mariano(a), já despertou para esta radical novidade cris­tã que um dia você recebeu no batismo? Como você tem vivido a vocação que recebeu de Deus? Tem sido um bom filho? Sente-se unido à Igreja de Cristo e a Congregação Mariana? Tem se deixado animar pelo Espírito Santo nos momentos de dificuldade?

Sem exagero, a Consagração a Nossa Se­nhora é o nosso SIM, para bem vivermos esta radical novidade cristã, que podemos desenvolver em nossas vidas, sendo bênção aos nossos irmãos, família, amigos, vizinhos e até em nossa congregação mariana.

Eduardo Lopes Caridade

Fonte:

– VV.AA, As Congregações Marianas no Brasil, 3ª Edição. São Paulo: Ed. Loyola, 1994;

– JOÃO PAULO PP.II. Exortação Apostólica. Christifidelis Laici, Roma, 1988.


Atendimento VEJA +

Sede: Praça Dr.Benedito Meireles, n°13 - Apt. 53 - Aparecida - SP Filial para correspondências: Rua Visconde de Inhaúma, n°134 - Salas: 316/317. Centro - Rio de Janeiro - RJ CEP: 20091-007 contato através do telefone 21 2263-3506 ou e-mail: contato@cncmb.org.br

Publicações VEJA +
Enquete
Você gostou das comemorações que ocorreram em todo o Brasil referente ao Dia Nacional do Congregado Mariano neste ano de 2019?