Regras de Vida › 22/09/2015

Regra de Vida n° 19 – Parte 6

ESPIRITO SANTO1A espiritualidade mariana se realiza não somente nos atos de piedade próprios da devoção à Virgem Maria, mas exige do Congregado(a) Mariano(a): – Docilidade interior à ação do Espírito Santo pela prática do exame de consciência diário e do discernimento espiritual, da oração de louvor e de ação de graças, da abertura humilde às graças e dons com que este mesmo Espírito Santo se manifesta em sua vida, a exemplo da Virgem da Anunciação e do Magnificat”.

Anunciação e Magnificat são momentos férteis para o congregado mariano, devido as ações de Maria, que nos descentraliza. Sua docilidade ao Espírito Santo, nos mostra como devemos agir ao chamado de Deus, e como dizia Santo Inácio: “com ânimo e liberalidade”. Ser dócil ao Espírito é ter abertura a novidade do Evangelho, pois Maria nos leva a Jesus por caminhos concretos, caminhos que Ela percorreu primeiro, percorreu com a finalidade de mostrar a cada um de nós por onde se vai a Jesus.

Congregado, outro ponto neste trecho da Regra Vida, que nos chama atenção, é o exame de consciência, que consiste em recordar como foi nosso dia. Não é um momento para julgar nossos atos, mas para tomar consciência deles. Recomenda-se que seja feito diariamente. Assim, poderemos avaliar nossa caminhada a luz da experiência de Maria, caminhada repleta de humildade e serviço. Assim, Maria vivia, a Alegria do Evangelho.

Aqui concluímos a primeira parte destes pequenos comentários sobre a vida Espiritual da Congregação Mariana, onde viemos comentando sobre as notas características desta espiritualidade. Em breve, estaremos avançando, falando agora, sobre os exercícios de piedade próprios da congregação mariana, um pouco do seu agir nesta época de mudança, em que estamos vivendo.

Salve Maria!

Deixe uma resposta


Atendimento VEJA +

Sede: Praça Dr.Benedito Meireles, n°13 - Apt. 53 - Aparecida - SP Filial para correspondências: Rua Visconde de Inhaúma, n°134 - Salas: 316/317. Centro - Rio de Janeiro - RJ CEP: 20091-007 contato através do telefone 21 2263-3506 ou e-mail: contato@cncmb.org.br

Publicações VEJA +
Enquete
Congregados Marianos, estão gostando da nova revista Estrela do Mar?
Ver o resultado