Regras de Vida › 05/01/2015

Regra de Vida n° 19 – Parte 3

ay_106887756“A espiritualidade mariana se realiza não somente nos atos de piedade próprios da devoção à Virgem Maria, mas exige do Congregado(a) Mariano(a):

Leitura da Sagrada Escritura:

***

Será importante para o congregado(a) mariano(a) a experiência da leitura diária da Sagrada Escritura, pois lá encontramos Jesus; é Palavra de Deus e inspirada pelo Espírito Santo, e junto com a Tradição é fonte de vida para a Igreja e alma de sua ação evangelizadora. A Sagrada Escritura é caminho de autêntica conversão, mas se faz necessária uma aproximação com o coração. O congregado(a), deve ser um “faminto de ouvir a Palavra do Senhor” (Am 8,11).

E neste anseio, o congregado(a) descobre que há muitas formas de se aproximar da Sagrada Escritura, como a Lectio divina; os Exercícios Espirituais de Santo Inácio etc…, onde bem praticados, nos conduzem ao encontro pessoal com Jesus Cristo, num processo de discipulado, de comunhão com os irmãos e de compromisso com a sociedade.

Neste discipulado apontamos um olhar sobre Maria, que “conservava todas estas recordações e as meditava no coração” (Lc 2,19; cf. 2,51), ensina-nos o primado da escuta da Palavra em nossa vida de discípulo e missionário.

Como exemplo, a oração do Magnificat, que está inteiramente tecido pelos fios da Sagrada Escritura, os fios tomados da Palavra de Deus. Maria pensa com a Palavra de Deus; a Palavra de Deus se faz a sua palavra e sua palavra nasce da Palavra de Deus. Além disso, assim se revela que seus pensamentos estão em sintonia com os pensamentos de Deus, que seu querer é um querer junto com Deus. Estando intimamente penetrada pela Palavra de Deus, Ela pode chegar a ser mãe da Palavra encarnada.

Daí, o congregado(a) saboreia e vai a fonte experimentar e descobre que, “toda a Escritura é divinamente inspirada e útil para ensinar, para corrigir, para instruir na justiça: para que o homem de Deus seja perfeito, experimentado em todas as obras boas” (Tm 3,7-17) e como discípulo e missionário devemos afirmar por excelência que, “A palavra de Deus é viva e eficaz” (Hb 4,12), “capaz de edificar e dar a herança a todos os santificados”. (At 20,32; cfr. 1 Tess 2,13).

Salve Maria!

Eduardo L. Caridade

Bibliografia:

Documento de Aparecida nº 247; 248; 249; 271.

Deixe uma resposta


Atendimento VEJA +

Sede: Praça Dr.Benedito Meireles, n°13 - Apt. 53 - Aparecida - SP Filial para correspondências: Rua Visconde de Inhaúma, n°134 - Salas: 316/317. Centro - Rio de Janeiro - RJ CEP: 20091-007 contato através do telefone 21 2263-3506 ou e-mail: contato@cncmb.org.br

Publicações VEJA +
Enquete
Congregados Marianos, estão gostando da nova revista Estrela do Mar?
Ver o resultado