Outras Vozes › 03/06/2019

Palavra do Instrutor

São condições para ingressar numa CM: ser batizado, ter formação catequética, vida eucarística, bons costumes, qualidades humanas, intenção reta e disposição para o trabalho apostólico (RV, 46). O ingresso na CM é feito por etapas: Ouvintes, Aspirantes, Candidatos, Congregados após a Consagração a Nossa Senhora (RV, 47-51). Os Sacerdotes, diáconos, religiosos ou os que por idade, saúde ou ocupação profissional não podem mais participar normalmente da vida da CM são considerados Congregados Eméritos (RV, 52).

7 conselhos do Papa Francisco para Pentecostes
Vaticano, 05 Jun. 19 / 04:00 pm (ACI).- Com a aproximação da festa de Pentecostes que será no domingo, 9 de junho, o Papa Francisco propôs alguns conselhos para preparar melhor esta importante solenidade que celebra a vinda do Espírito Santo aos apóstolos.


No final da Audiência Geral desta quarta-feira, 5 de junho, na Praça de São Pedro do Vaticano, o Santo Padre dirigiu várias mensagens aos fiéis presentes.


“1. “Com a aproximação da festa de Pentecostes, peçamos a Deus o dom do Espírito Santo para que seja Ele quem nos impulsione a ‘caminhar juntos’ como irmãos na construção de uma sociedade mais fraterna e na busca da plena unidade de todos os cristãos”, disse o Papa em espanhol aos fiéis.

2. Em sua saudação aos peregrinos de língua polonesa, o Papa Francisco convidou a “abrir as nossas mentes e os nossos corações para a ação do Espírito Santo em nós, para que nos santifique e nos faça testemunhas de Cristo no mundo em que vivemos”.

3. “Procuremos servir aos irmãos, aproveitando os dons espirituais que recebemos. Que a luz e o poder do Espírito Santo, o Paráclito, vos acompanhe sempre!”, expressou o Pontífice aos fiéis poloneses.

4. Neste sentido, o Papa convidou os peregrinos de língua francesa a “caminhar juntos no caminho da fé e a receber a vinda do Espírito Santo, para que ajude a ser autênticas testemunhas do amor do Senhor por todos”.

5. Em sua mensagem aos fiéis de língua portuguesa, o Santo Padre recordou que “com a força que recebemos do Espírito Santo podemos ser verdadeiras testemunhas do Evangelho no mundo”.

6. O Pontífice recordou os fiéis alemães que “o Espírito Santo nos faz irmãos de Cristo e filhos do único Pai”, por isso, invocou para que “desça sobre vocês e permaneça sempre com vocês”.

7. “Que o Senhor os encontre prontos para receber a efusão abundante do Espírito Santo. Que a graça de seus dons infunda em vocês uma nova vitalidade para a fé, reforce a esperança e dê força operativa à caridade”, disse o Papa aos fiéis italianos. “

Palavra do Instrutor: “Além das orações diárias (RV, 20), é recomendado ao Congregado Mariano a confissão sacramental e a direção espiritual (RV, 21), a Comunhão Eucarística assídua (RV, 22), a participação na vida de piedade da CM (RV, 23) e a prática do retiro inaciano (RV, 24-25).” – Júlio Lima

Palavra do Instrutor: “Da busca da santificação pessoal deve decorrer o trabalho apostólico plenamente inserido na vida pastoral da Igreja e o testemunho da fé na vida familiar, social e profissional do Congregado Mariano (RV, 11). ” – Júlio Lima

Palavra do Instrutor: “O trabalho apostólico da CM não possui um campo próprio mas deve ser aberto a tudo que a igreja e a realidade das pessoas e da sociedade exigirem dos Congregados (RV, 33-34). Este trabalho deve revestir-se de profundo sentido de comunhão com a igreja (RV, 35), ser realizado em união, colaboração fraterna e com profundo respeito ao modo de ser e de trabalhar apostolicamente das outras pastorais, associações e movimentos religiosos (RV, 36-39).” – Júlio Lima


Atendimento VEJA +

Sede: Praça Dr.Benedito Meireles, n°13 - Apt. 53 - Aparecida - SP Filial para correspondências: Rua Visconde de Inhaúma, n°134 - Salas: 316/317. Centro - Rio de Janeiro - RJ CEP: 20091-007 contato através do telefone 21 2263-3506 ou e-mail: contato@cncmb.org.br

Publicações VEJA +
Enquete
Você gostou das comemorações que ocorreram em todo o Brasil referente ao Dia Nacional do Congregado Mariano neste ano de 2019?