O que é o JAM › 01/03/2017

O QUE É O “JAM”

Jam atalaia

JAM ATALAIA-PR

O JAM (*) – Propõe-se apresentar aos jovens  um sublime ideal: conhecer, amar e servir a causa de Cristo. Cristo afirmou de Si: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida”. Ação – Os jovens desejam profundamente “participar” dos vários setores da vida; eles querem ser úteis, querem servir – Participar, porque vivem todos os problemas da vida por meio das comunicações modernas. Sentem a necessidade de realizar-se, de valorizar a sua pessoa por meio da formação de seu caráter, de sua personalidade; aspiram a se integrarem na sociedade moderna como elementos úteis. O JAM – Oferece possibilidades para as realizações de todas estas aspirações. Oferece-lhes um estilo de vida baseada na “Reflexão e Ação Apostólica”. Coloca à disposição deles normas e diretrizes oriundas dos “Princípios Gerais”. Convida a todos a pertencerem a uma escola de formação que são as CC.MM., integrando-os numa comunidade. Ação, portanto, coordenada, orientada, disciplinada. Ação dirigida por determinados objetivos, motivada por interesses que empolgam. Os jamistas sabem o que querem e o que buscam. O JAM é um meio e não o fim. O jovem que nele encontra a realização de suas aspirações, que nele se enquadra bem, deve abraçá-lo, deve integrar-se nele. MARIANA – A maternidade divina de Maria! Maria, modelo mais próximo de Cristo, mãe dos homens e da Igreja, Maria é proposta aos jovens como o mais perfeito exemplar de virtudes heroicas, é a esperança dos corações jovens, que lutam para a conquista de valores O fim colateral do JAM: - aproveitar as forças jovens para um autêntico e bem orientado apostolado comunitário, nas paróquias, nas associações. Apostolado pessoal: no lar, no setor do  trabalho, na escola... O fim principal – descobrir, despertar novas vocações de congregados a fim de renovar e dinamizar as CC.MM. Restaurar a verdadeira imagem do movimento. Os meios que o JAM propõe aos jovens: autenticidade de vida cristã, cultivo de uma sólida espiritualidade, preparando os jovens por meio de retiros, dias de recolhimento, encontros, cursos etc. Os jovens querem construir o seu futuro, querem ser úteis à família, à sociedade, à Igreja; sentem que são responsáveis por esta tarefa e querem exercer tão nobre missão.

(*) JAM – Juventude de Ação Mariana – É um setor especializado da Federação das Organizações Marianas. (Cap. II. artigo 4 – Estatutos da Federação Mariana).

Texto retirado do livro “O que é o JAM”, da Federação das Congregações Marianas do RJ, orientado pelo Pe. Pancrácio Pinho Dutra,SJ (†2004) digitação: Luciene Pereira da Silva (secretaria administrativa da Sede RJ).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Atendimento VEJA +

Sede: Praça Dr.Benedito Meireles, n°13 - Apt. 53 - Aparecida - SP Filial para correspondências: Rua Visconde de Inhaúma, n°134 - Salas: 316/317. Centro - Rio de Janeiro - RJ CEP: 20091-007 contato através do telefone 21 2263-3506 ou e-mail: contato@cncmb.org.br

Publicações VEJA +
Enquete
Congregados Marianos, estão gostando da nova revista Estrela do Mar?
Ver o resultado