O que é o JAM › 28/02/2017

O JAM surgiu em face de duas realidades:

jam assis chatrobrian

JAM – Assis Chateaubriand (PR)

a)      A maior necessidade da atualização das CC.MM;

b)      O “fenômeno jovem”.

O mundo moderno atravessa a sua fase de transição. Ainda não se pode definir o novo mundo que está a surgir e que devemos construir.

Notam-se nos nossos tempos, profundas transformações mesmo nas estruturas e instituições.

Transformações essas que vêm exercendo influências na vida do indivíduo, da família, das associações e da própria sociedade.

Nesta conjuntura histórica, sentimos a necessidade de atualizar as Congregações Marianas.

Por outro lado, deparamos com o “fenômeno jovem”.

Surgem aqui e acolá, os grupos ou movimentos de jovens. Os jovens manifestam suas aspirações e querem lutar para aquisição de suas reivindicações e a conquista de seus ideais

Diante destas duas realidades, a Federação das Congregações Marianas do Rio e Janeiro preocupou-se em aproveitar as forças vivas dos beneméritos congregados adultos e aliá-la à força latente dos jovens.

Tivemos então o nosso 1º Encontro. Um encontro muito entre jovens e TLC (Treinamento de Liderança Cristã) e congregados. E um grupo de jovens congregados, servindo-se da experiência do TLC partiu para se organizar

De imediato este grupo assumiu a responsabilidade de imprimir suas próprias características, determinar bem o seu objetivo.

Assim nasceu o JAM.

Pe. Pancrácio Dutra.

Texto retirado do livro “O que é o JAM”, da Federação das Congregações Marianas do RJ, orientado pelo Pe. Pancrácio Pinho Dutra,SJ (†2004)

digitação: Luciene Pereira da Silva (secretaria administrativa da Sede RJ).

Deixe uma resposta


Atendimento VEJA +

Sede: Praça Dr.Benedito Meireles, n°13 - Apt. 53 - Aparecida - SP Filial para correspondências: Rua Visconde de Inhaúma, n°134 - Salas: 316/317. Centro - Rio de Janeiro - RJ CEP: 20091-007 contato através do telefone 21 2263-3506 ou e-mail: contato@cncmb.org.br

Publicações VEJA +
Enquete
Congregados Marianos, estão gostando da nova revista Estrela do Mar?
Ver o resultado