Moradores de rua do Centro do Rio terão um inverno menos frio

Jam1

O Departamento Social da Federação das Congregações Marianas do Rio de Janeiro realizou no dia 7 de junho o JAMigos de Inverno. Uma experiência nova que contou com a participação de muitos jovens e de congregadas e congregados marianos, que manifestaram grande expectativa ao partirem para esta missão logo após receberem uma bênção especial, dada por Dom Roberto Lopes, vigário episcopal para a vida consagrada.

Uma dupla missão: de levar o alimento físico e dar um apoio espiritual àqueles irmãos excluídos, em situação de abandono, que vivem nas ruas da nossa Cidade.

O JAMigos de Inverno promoveu uma grande campanha para a arrecadação de itens para o frio, como cobertores, casacos, calças e meias. A ampla participação dos congregados marianos permitiu a arrecadação de cerca de 200 itens, imprescindíveis para os irmãos que passam a noite dormindo nas calçadas do Centro da Cidade.

Jam2Foi possível constatar sinceros depoimentos de apoio ao projeto JAMigos, como por exemplo: “tô pouco tempo na rua, mas muitos têm medo de fazer isso” e  enfatizam a importância do alimento físico: “…e que nem sempre tem o que comer”. Este trabalho apostólico, peculiar da Congregação Mariana, desperta o carinho por parte dos irmãos de rua àqueles que o realizam, como declarou Dona Rita: “se vocês não amassem a gente não trazia isso pra gente”.

O Departamento Social além desta iniciativa do JAMigos de Inverno já realiza quinzenalmente, há 8 anos, o  JAMigos de Rua que tem por objetivo oferecer um lanche ao fim do dia àqueles irmãos desamparados. A cada fim de ano, estes jovens se mobilizam e preparam uma ceia de Natal a ser oferecida a este público.

Em especial, neste Ano Arquidiocesano da Caridade, o Departamento Social da Federação das Congregações Marianas do Rio de Janeiro busca por meio deste trabalho apostólico estar a serviço da Igreja olhando para os mais necessitados. Em tudo Amar e Servir, conforme nos ensinou Santo Inácio de Loyola.

Por Rodrigo Muniz e Dayana Freire
Departamento Social da Federação das Congregações Marianas do Rio de Janeiro

Atendimento VEJA +

Sede: Praça Dr.Benedito Meireles, n°13 - Apt. 53 - Aparecida - SP Filial para correspondências: Rua Visconde de Inhaúma, n°134 - Salas: 316/317. Centro - Rio de Janeiro - RJ CEP: 20091-007 contato através do telefone 21 2263-3506 ou e-mail: contato@cncmb.org.br

Publicações VEJA +
Enquete
Congregados Marianos, estão gostando da nova revista Estrela do Mar?
Ver o resultado