Maria “Mãe da Igreja”

Domingo (09/jun), festejamos a alegria de Pentecostes, onde o Espírito que acompanhou Jesus, que animou as primeiras comunidades, hoje continua nos animando, nos impulsionando, nos colocando em saída, tirando nossos medos. Mas, vale registrar que no dia 03 de março de 2018, o Papa Francisco publicou o Decreto “Ecclesia Mater“, sobre a Memória de Maria, Mãe da Igreja.

Então, a Virgem Maria, que é Mãe de Cristo e com Ele Mãe da Igreja, passou a celebrar sua Memória na segunda-feira seguinte a Pentecostes, ou seja, este ano (10/jun). Indicação, que ganha força a partir da Maternidade Divina de Maria e sua íntima união à obra do Redentor. A Mãe, junto à cruz (Jo 19,25), acolheu os seus filhos, a partir do discípulo amado, passando a ser a Mãe amorosa da Igreja, e hoje acolhemos tão generosa Mãe, pelo fato de sermos cristãos e consagrados a Maria, na Congregação Mariana.

A finalidade da celebração, será lembrar a cada cristão, que para crescermos na fé, precisamos estar ancorados no Mistério da Cruz, da Eucaristia e da Virgem oferente, como Nossa Mãe na ordem da Graça.

Já, na Exortação Apostólica “Christus Vivit”, do Papa Francisco aos jovens e a todo povo de Deus, o Papa nos exorta a olhar a jovem Maria, que é abraçada pelo Espírito, mostrando que é no interior da humanidade de Maria que age a força do Espírito, gerando amor, vida, congregando, gerando comunhão, consolando e fazendo orar.

Celebramos Pentecostes (nossa Crisma), que nos transforma em membros atuantes e responsáveis na Igreja. Desta forma, nossas Crisma e Consagração, são perpassadas pelo Espírito de Deus, gerando um cristão com sinal Magis, sempre em busca de estar “Mais” perto de Jesus e Seu Reino.

Cabe a nós, com o exemplo da tão boa Mãe, buscar o entendimento com nosso próximo, mostrando que os diferentes não são nossos inimigos e sim companheiros de caminhada, nesta peregrinação terrena, rumo ao Pai.

Rezemos, com Maria, Mãe da Igreja, o Magnificat e aprendamos a reconhecer e recriar nas Congregações Marianas os vínculos de amor.

Salve Maria!

Eduardo L. Caridade


Atendimento VEJA +

Sede: Praça Dr.Benedito Meireles, n°13 - Apt. 53 - Aparecida - SP Filial para correspondências: Rua Visconde de Inhaúma, n°134 - Salas: 316/317. Centro - Rio de Janeiro - RJ CEP: 20091-007 contato através do telefone 21 2263-3506 ou e-mail: contato@cncmb.org.br

Publicações VEJA +
Enquete
Você gostou das comemorações que ocorreram em todo o Brasil referente ao Dia Nacional do Congregado Mariano neste ano de 2019?