Maio: Um mês intenso.

Testemunho

foto oficial

Chegamos ao fim de maio, mês dedicado a Maria, as mães, mês que comemoramos o dia nacional do congregado mariano e, em nossa diocese, também comemoramos os 80 anos de fundação da Federação Mariana. Um mês um tanto cheio, porém, abençoado!

Após meses de reuniões, pesquisas e dedicação, iniciamos, no dia 11 de maio, os eventos comemorativos pelos 80 anos de fundação da Federação Mariana de São José do Rio Preto, com missa em ação de graças, realizada no Santuário da Vida, com transmissão ao vivo pela Rede Vida, celebrada pelo bispo diocesano Dom Tomé Ferreira da Silva que presenteou aos congregados com seu testemunho de vida, citando seu pai como exemplo de congregado mariano.

A celebração contou com a participação de congregados de toda diocese, do coordenador da coresp jovem, André Otani, da arquidiocese de São Paulo e animação do ministério de música da congregação mariana da paróquia São Pedro de Mirassol.

Continuando com as atividades, no dia 18 de maio, foi realizado o evento maior das comemorações aos 80 anos de fundação da federação, dia este que era também celebrado o dia nacional do congregado mariano, iniciando às 8 horas com a santa missa, na Catedral de São José, presidida pelo assistente eclesiástico Pe. José Irineu Vendrami que destacou o papel do congregado mariano, enfatizando o cumprimento de suas obrigações e o caminho da santidade, lembrando que o movimento existe há 451 anos, 80 na diocese. Na celebração da missa estavam cerca de 400 pessoas, entre congregados e convidados.

A santa missa encerrou-se com o Hino do Congregado Mariano e, em seguida, congregados dirigiram-se em procissão ao salão social, onde se deu continuidade ao evento.

No salão social da Catedral, foi servido café, feita a entronização da imagem de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil e das Congregações Marianas, composta a mesa com o presidente atual Manoel Conceição (também presidente em 2009 e 2010) e os vices Antonio Luis Bofo, que foi presidente por cinco mandatos (1981/84, 1991/92, 1995/96, 2001/02) e Vicente Cornélio. A mesa também foi composta pelos congregados que já foram presidentes da federação presentes: Farley Granger Vitorio (1985/88), Afonso Maria da Trindade (1997/98), Filomena Aparecida Martins Vitorio (1999/00), Edmilson Alves (2003/04) e Lucinéia de Oliveira de Almeida (2011/12), que brevemente puderam compartilhar a experiência e falar da importância da data comemorada.

Foi feito o aprofundamento do tema do dia nacional do congregado mariano: Congregação Mariana: “Conservar a esperança, deixar-se surpreender por Deus, Viver a Alegria”, pelo congregado mariano convidado, Eduardo Caridade, da Federação da Arquidiocese do Rio de janeiro, que explorou a fidelidade ao SIM dado pelos congregados na consagração, que um dia fizeram a Virgem, enfatizando-o, que nossos “SIMs” serão tanto mais livres e fecundos, quanto mais unidos estivermos a Deus, e mais confiarmos na sua graça.

Após o aprofundamento do tema, foi passada retrospectiva e feita homenagens, entre os homenageados estavam as congregações de Potirendaba, Catedral e São Pedro de Mirassol, as três primeiras e fundadoras da federação. Também foi homenageada a Sra. Celia Torreglosa, esposa do saudoso congregado Ginez Antonio Ruiz que foi presidente da federação, representando a todos os congregados que de alguma forma contribuíram no trabalho da Federação das Congregações Marianas de São José do Rio Preto. Também esteve presente nesta agradável manhã o congregado Henrique, representando a federação da arquidiocese de Sorocaba.

A manhã teve como apresentadores os congregados Everton e Andréa de Neves Paulista e animação do Ministério Restauração de Bady Bassitt.

Encerrando as atividades, no dia 25 de maio, foi realizado o tradicional Boi no Rolete na Casa do Congregado Mariano. Estavam presentes o assistente Padre José Irineu Vendrami e o Padre Alexandre Andrade, pároco de Bady Bassitt.

Mês com muitas atividades, que nos faz lembrar o que se foi e o que se é a congregação mariana, seu trabalho e virtudes, que no decorrer dos anos a muitos se fez santos. Que possamos trabalhar juntos por mais muitos anos, à Cristo por Maria!

Orgulho de ser congregada mariana e de ter a graça de viver e participar de tal comemoração.

Salve Maria!

Fabíola Acácia de Almeida