Jamigos de Natal promovido pela Federação do Rio de Janeiro

Levar alimento e amor aos irmãos em situação de rua no Centro do Rio de Janeiro.

jamigos 2014

Às vésperas do Natal, cerca de 300 irmãos que vivem em situação de rua pelo centro do Rio de Janeiro puderam ter uma ceia antecipada. No dia 20 de dezembro, foram feitas quentinhas na Casa da Aliança de Misericórdia do RJ, abençoada pelo Bispo Dom Edson de Castro Homem que foram distribuídas com rabanadas, frutas e panettone. Roupas, calçados e brinquedos também fizeram parte das doações conseguidas pelo organizador da ação, o Departamento Social, um dos Departamentos integrantes da Federação das Congregações Marianas do Rio de Janeiro.

O grupo denominado Jamigos sai de quinze em quinze dias pelas ruas do centro distribuindo alimento e o amor de Deus para os irmãos que tanto necessitam. Todo fim de ano, o desafio de organizar toda a estrutura da ceia não fica somente a cargo do Departamento Social. Pessoas oriundas de outros grupos da Igreja e de diversas paróquias também se sentem tocadas a integrarem o Jamigos de Natal.

Durante o dia, enquanto as quentinhas eram confeccionadas na Casa Aliança de Misericórdia, localizada na Gamboa, outra parte do grupo organizava as roupas, calçados e brinquedos na Federação Mariana, no Centro do Rio de Janeiro. A noite foram separados 3 grupos que fizeram diferentes caminhos.

Um dos integrantes do terceiro grupo foi André Luis Sousa, jovem integrante do JAM (Juventude de Ação Mariana) e paroquiano da Igreja de Nossa Senhora do Rosário de Del Castilho.  Pelo segundo ano consecutivo, André participa do Jamigos de Natal e diz que a cada ano é uma experiência diferente.

“O Jamigos de Natal é demonstração de fé e de carinho. É uma era de doação ao próximo que tem que se estender o ano inteiro. No final percebo que quem ganhou o presente, fui eu. Tenho a honra de participar desse Jamigos” destaca o jovem.

Kessia Linhares, outra integrante do JAM e também membro da paróquia Nossa Senhora do Rosário, relata que o Jamigos de Natal é um momento único.

“Mesmo indo às terças e com vários Jamigos de Natal vividos, ir ao encontro do irmão é sempre diferente. Levei o Jesus maravilhoso aos meus irmãos e sei que Ele habitará neles em todos os momentos. É como diz Madre Teresa de Calcutá: “o que fazemos é uma pequena gota no mar, mas o mar seria menor se faltasse uma gota”

Por Jaqueline Lima
Juventude de Ação Mariana do RJ