Coordenação CORERJ › 09/05/2014

Encontro Estadual de Juventude Mariana

eejm 3

Todos os anos, os Jovens Marianos se reúnem, a nível Estadual, para um Retiro de 3 (três) dias, denominado Encontro Estadual de Juventude Mariana. Esse retiro tem a finalidade de proporcionar a Evangelização, a confraternização e também à formação da nossa Juventude, visando concretizar o Amor a Deus por Nossa Senhora. E é com muito carinho que a Federação das Congregações Marianas de Duque de Caxias e São João de Meriti – RJ recebeu o EEJM de 2014, que foi realizado na Casa de Retiros: São Francisco de Assis – S. Bento – Duque de Caxias/RJ, nos dias 25, 26 e 27 de Abril, com o tema: “Juventude Mariana, vivamos a Missão com Alegria”.

O Encontro teve seu início no dia 25, sexta-feira, à noite, com a apresentação dos jovens participantes e a CORERJ, sendo representada pela Coordenadora, Luciene Pereira e o Vice coordenador, Jorge Pereira. Contamos com a feliz presença da Comunidade Maranathá, com cerca de 40 homens, (Comunidade esta que trata da inserção de dependentes químicos à sociedade e mostra o caminho da Evangelização).

Foi uma ótima surpresa contar com presença deles. Em seguida, tivemos a Santa Missa, presidida pelo Assistente Eclesiástico da Federação das Congregações Marianas de Duque de Caxias, Padre Raimundo Natálio. Logo após jantamos e participamos de um momento de reflexão com as equipes de Liturgia e Música.

O sábado pela manhã seguiu com momentos diversificados entre animação, reflexão e formação. Tivemos a grata visita de Dom Tarcísio Nascentes, Bispo da Diocese de Duque de Caxias, com mensagens de apoio e de incentivo à evangelização.

Ainda pela manhã tivemos a palestra “Vivamos a Missão com alegria” proferida pelo Congregado Mariano Julio Lima, atual Tesoureiro da CORERJ. Na parte da tarde, tivemos, dentre outros momentos, a palestra “Acolhimento e Liderança”, proferida por Rodnei R.M. Junior, atual Presidente da Federação local.

No final da tarde tivemos a Reza do Terço Mariano para os jovens com um lindo momento com Maria. Na parte da noite tivemos dinâmicas realizadas pela Juventude das Federações do RJ e Nova Iguaçu, uma divertida apresentação de grupos, quizz mariano e um momento de reflexão com a Equipe de Liturgia. O sábado foi encerrado com uma confraternização entre os jovens e muita música!

No Domingo, logo pela manhã, nos prostramos diante da presença do Altíssimo em Adoração ao Santíssimo Sacramento. Depois nos preparamos para uma conversa entre Federações e com a CORERJ.

Foi anunciado que, para o ano que vem, o Encontro Estadual de Juventude Mariana será na Federação das CCMM do RJ.

Depois, tivemos a Santa Missa, presidida novamente pelo Padre Raimundo e, junto a ele servindo ao altar, contamos com a presença do Congregado Mariano Diácono Fernando Cortez e também foi realizada a Consagração Temporária de 8 Membros da Federação de Duque de Caxias.

Encerramos o Retiro com um saboroso almoço desejando a Paz e o Amor de Cristo para todos os participantes do EEJM.

Gostaria de aproveitar e agradecer a todos que, de alguma forma, fizeram acontecer o XIV EEJM. Que Deus abençoe a todos. Através de vocês foi possível anunciar com alegria o Evangelho de Cristo por um Congregado Mariano, assim como diz o nosso Santo Padre, Papa Francisco em sua Exortação Apostólica, Alegria do Evangelho: “ …A ALEGRIA DO EVANGELHO enche o coração e a vida inteira daqueles que se encontram com Jesus…”

Salve Maria,

Texto e fotos: Rodnei R.M. Junior


Atendimento VEJA +

Sede: Praça Dr.Benedito Meireles, n°13 - Apt. 53 - Aparecida - SP Filial para correspondências: Rua Visconde de Inhaúma, n°134 - Salas: 316/317. Centro - Rio de Janeiro - RJ CEP: 20091-007 contato através do telefone 21 2263-3506 ou e-mail: contato@cncmb.org.br

Publicações VEJA +
Enquete
Você gostou das comemorações que ocorreram em todo o Brasil referente ao Dia Nacional do Congregado Mariano neste ano de 2019?