Ação no Hospital Colônia de Curupaiti

Ano da Caridade

Foto Curupaiti IIO Departamento Social da Federação das Congregações Marianas do Rio de Janeiro realizou na manhã do dia 26 de julho, um gesto concreto de solidariedade no âmbito do ANO ARQUIDIOCESANO DA CARIDADE, promovendo uma visita aos internos do Hospital Colônia de Curupaiti (HCC), localizado no Tanque, Jacarepaguá.

O HCC foi criado no século XX com o intuito de abrigar as pessoas portadoras do Mal de Hansen (Hanseníase), onde eram internadas compulsoriamente a fim de evitar a propagação da doença. Diversas instituições filantrópicas estão situadas na colônia para tentar ajudar material e espiritualmente os internos e seus familiares, com destaque para a Congregação Mariana Nossa Senhora de Fátima e São Francisco de Assis.

Foto CurupaitiO encontro foi iniciado com uma caminhada e oração do Terço Mariano, animado pela juventude, seguida da visita guiada aos pavilhões dos internos. A presença de Dom Roberto Lopes, Vigário Episcopal para a Vida Consagrada, foi de grande valia, pois abençoou e deu uma palavra de conforto, carinho e esperança aos internos do HCC.

A Santa Missa na Capela Nossa Senhora da Piedade, capela do HCC, foi presidida por Dom Roberto Lopes e concelebrada pelo Padre Rosinaldo Brito com as intenções pelo restabelecimento da saúde dos enfermos, pelo dia das vovós e dos vovôs e pelas Congregações Marianas e sua Juventude.

Foram arrecadados numa grande campanha, 1.781 itens básicos de uso hospitalar, como soro fisiológico, gaze, esparadrapo e atadura, entre outros, que foram doados à Congregação Mariana de Curupaiti para a realização das suas Ações Sociais com os internos.

Após este gesto concreto, a Juventude Mariana e os Congregados se dirigiram à Catedral Metropolitana de São Sebastião para as cerimônias e celebrações de 1 Ano da JMJ/Rio2013.

Texto: Dayana Freire, Rodrigo Muniz (Coordenadores do Departamento Social da Federação das Congregações Marianas do Rio de Janeiro) e Paulo Dias (Presidente da Federação das Congregações Marianas do Rio de Janeiro)